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A educação cura

A educação cura. Boas práticas tanto salva como liberta.

O Gestor discursando no salão nobre do CEMA.

O Gestor discursando no salão nobre do CEMA.


Durante esses oito anos que passei aqui com vocês na condição de Gestor gostaria que vocês refletissem a importância do conhecimento de si mesmo se torna um ponto de partida extremamente relevante para que o eu possa ter o contato de convivência e conhecimento do outro por isso “Descubra quem você é e faça questão de ser essa pessoa”.

A liderança é muitas vezes definida como uma jornada que começa, é claro, na linha de partida Você.

Antes de poder exercer a posição de líder você precisa aprender a liderar a si mesmo. O princípio fundamental da auto liderança é o desejo de fazer uma diferença positiva.

Descobrir o que você é capaz ou não de fazer é indispensável para o próprio desenvolvimento. Outro aspecto essencial é um completo entendimento não só de seus pontos fortes, mas também dos fracos. Para fazer a balança pender para o lado das qualidades é preciso desenvolver um profundo autoconhecimento, aprimorado por meio de tentativa e erro ou em outras palavras, da pratica.

O que gostaria também de trazer como fonte de reflexão é baseado no nosso objetivo geral que a nossa escola pretende alcançar com o nosso público estudantil que tem como principio

Garantir a universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso dos educandos nesta Unidade escolar; promovendo o exercício da cidadania através da colaboração para o desenvolvimento da capacidade de aprender, respeitando as fases de desenvolvimento de cada educando e suas aptidões, auxiliando-o na compreensão do seu ambiente natural, social, sistema político, das tecnologias, das artes e dos valores que fundamentam a sociedade, com o fim de formar cidadãos plenos e proativos, que visem o fortalecimento dos vínculos de solidariedade humana e tolerância recíproca, base para a boa convivência social.

Não se tem cidadania completa sem informar sem informação livre – isso já sabemos. Não existe cidadania completa se não houver educação. A cidadania implica a liberdade de escolha. Se o individuo não tiver a oportunidade de escolher e optar, a cidadania, por definição, estará atrofiada, não poderá ser exercida. É o mesmo que enjaular a pessoa. Quando se faz isso, o que se está dizendo a ela é o seguinte: “Você não tem a possibilidade de optar, você está presa”. É por isso, que a meu ver, nessa nova era de que estamos falando, não podemos, no processo de comunicação, abrir mão de uma habilidade, pois, na verdade, a função da educação não é levar o aluno a decorar informações ou conhecimentos, mas sim a desenvolver habilidades.

O professor ensina alguém a tocar piano não para que o aluno fique aprendendo a tocar piano, mas para que ele efetivamente toque piano.

A educação cura (Boas Praticas salvam)

Uma habilidade que considero indispensável nas escolas e que vai garantir ao aluno sua empregabilidade, sua cidadania, é uma leitura crítica da mídia. Enfim porque falo nisso é caso o indivíduo não saiba ler as informações criticamente, sua capacidade de agir estará comprometida. Então para concluirmos é preciso que saibamos fazer uma leitura critica da situação que a nossa Presidente está passando nesse momento que no fundo o que a mídia juntamente com o grupo politico que aposta no quanto pior melhor querem Impeachment para barrar as grandes conquistas que esse país vem conseguindo ao longo desses 12 anos de administração do partido dos trabalhadores.

No final , é isto que mim orienta: eu acredito que a palavra tem um poder divino.Acho que a palavra reproduz a ideia da divindade, porque a palavra cura, como a Psicanálise já mostrou; a palavra faz revoluções… e a palavra também é diabólica. O poder da palavra é diabólico. Cabe-nos saber como usar essas duas linguagens para maximizar o poder de mutação que é próprio da educação.

Física – Aulas

Física – Aula 11 – Magnetismo

Física – Aula 10 – Magnetismo

Física – Aula 09 – Magnetismo

Física – Aula 08 – Magnetismo

Física – Aula 07 – Magnetismo

Física – Aula 06 – Magnetismo

Física – Aula 05 – Magnetismo

Física – Aula 04 – Magnetismo

Física – Aula 03 – Magnetismo

Física – Aula 02 – Magnetismo

Física – Aula 01 – Magnetismo

fisica

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva

Interior do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, Brasil.

Interior do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, Brasil.


A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Com a criação do Reino de Portugal em 1139 e a expansão para o sul como parte da Reconquista deu-se a difusão da língua pelas terras conquistadas e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo. O português foi usado, naquela época, não somente nas cidades conquistadas pelos portugueses, mas também por muitos governantes locais nos seus contatos com outros estrangeiros poderosos. Especialmente nessa altura a língua portuguesa também influenciou várias línguas.

É uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Durante a Era dos Descobrimentos, marinheiros portugueses levaram o seu idioma para lugares distantes. A exploração foi seguida por tentativas de colonizar novas terras para o Império Português e, como resultado, o português dispersou-se pelo mundo. Brasil e Portugal são os dois únicos países cuja língua primária é o português. Entretanto, o idioma é também largamente utilizado como língua franca nas antigas colônias portuguesas de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, todas na África.8 Além disso, por razões históricas, falantes do português são encontrados também em Macau, no Timor-Leste e em Goa.

O português é conhecido como “a língua de Camões” (em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas) e “a última flor do Lácio” (expressão usada no soneto Língua Portuguesa, do escritor brasileiro Olavo Bilac ). Miguel de Cervantes, o célebre autor espanhol, considerava o idioma “doce e agradável”.Em março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa, um museu interativo sobre o idioma, foi fundado em São Paulo, Brasil, a cidade com o maior número de falantes do português em todo o mundo

Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria

Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia.

Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia.

Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia. O desenvolvimento desta ciência teve como base as observações de experimentos, sendo portanto, considerada uma ciência experimental. O cientista irlandês Robert Boyle é tido por muitos como o iniciador da química moderna, já que, em meados do século XVII, ele executou experimentos planejados, estabelecendo através deles generalizações. Apesar dos méritos de Boyle, muitos consideram o francês Antoine Laurent Lavoisier, que viveu no século XVIII, o pai da química, especialmente devido ao seu trabalho sobre o conceito de conservação da massa, sendo este considerado o marco do estabelecimento da química moderna, ocasionando a chamada Revolução Química. Os estudos de Lavoisier foram referência para que fosse proposto por John Dalton, no início do século XIX, o primeiro modelo atômico. A química experimentou grande desenvolvimento teórico e metodológico durante o século XX, especialmente pelo estabelecimento da mecânica quântica, métodos espectroscópicos e metodologias de síntese orgânica, que impulsionaram o descobrimento de novos fármacos, determinação da estrutura química de moléculas, como o ácido desoxirribonucleico e sofisticação das teorias já existentes. As disciplinas de química são agrupadas basicamente em cinco grandes divisões a saber: a Química Inorgânica (que estuda a matéria inorgânica), a Química Orgânica (que estuda os compostos de carbono), a Bioquímica (que estuda a composição e reações químicas de substâncias presentes em organismos biológicos), a Físico-Química (que compreende os aspectos energéticos dos sistemas químicos em escalas macroscópicas, molecular e atômica) e a Química Analítica (que analisa materiais e ajuda a compreender a sua composição, estrutura e quantidade). A Química é chamada muitas vezes de ciência central porque é a ponte entre outras ciências como a Física e outras ciências naturais, como Geologia e Biologia. É considerada, juntamente com a Física e a Matemática, uma ciência exata. A química possui papel fundamental no desenvolvimento tecnológico, pois a utilização dos conceitos e técnicas desta ciência permite a obtenção de novas substâncias, além de preocupar-se com a prevenção de danos e exploração sustentável do meio ambiente.

Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos

Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais

Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais

Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta. A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.

Adjetivo – Aula 3 – Flexão de gênero

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Adjetivo – Aula 2 – Locução adjetiva

Adjetivo – Aula 1 – O que é adjetivo

Substantivo – Aula 8 – Flexão de Grau

Substantivo – Aula 7 – Plural metafônico

Substantivo – Aula 6 – Plural dos Substantivos Compostos

Substantivo – Aula 5: Flexão de número

Substantivo – Aula 4 (parte 2) – Flexão de gênero

Substantivo – Aula 4 (parte1) – Flexão de gênero


Substantivo – Aula 3 – Flexão do Substantivo

Substantivo – Aula 2 – O que é substantivo

Gramatica-Aula1-CEMA Mandinho Almeida 2015 Reforço Virtual

Literatura – Aula 17: Modernismo (3ª fase) – Geração de 45

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Literatura – Aula 16: Modernismo (2ª fase) – Romance de 30

Literatura – Aula 15: Modernismo (2ª fase) – Poesia Moderna

Literatura – Aula 14: Modernismo (1ª fase)

Literatura – Aula 13: Semana de Arte Moderna

Literatura – Aula 12: Pré-Modernismo

Literatura – Aula 10: Parnasianismo

Literatura – Aula 9: Naturalismo / Impressionismo

Literatura – Aula 8: Realismo

Literatura – Aula 7: Romantismo (prosa)

Literatura – Aula 6: Romantismo (poesia)

Literatura – Aula 5: Romantismo (introdução)


Literatura – Aula 4: Arcadismo

Literatura – Aula 3: Barroco
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Aulalivre.net

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Literatura – Aula 2: Quinhentismo/Literatura dos Viajantes

Literatura- Aula1- CEMA Mandinho Almeida2015 Reforço Virtua

Química – Aula 10: Química orgânica (ácidos carboxílicos)

Química – Aula 10: Química orgânica (ácidos carboxílicos)

Química – Aula 9: Química orgânica (cetonas)

Química – Aula 8: Química Orgânica – Aldeídos

Química – Aula 7: Química Orgânica – Álcool, Fenol e Enol

Química – Aula 6: Química Orgânica – Hidrocarbonetos Ramificados

Química – Aula 5: Separação de misturas

Química – Aula 4: Misturas homogêneas e heterogêneas

Quimica – Aula 3|Colégio Estadual Mandinho Almeida

Química – Aula 2 |Colégio Estadual Mandinho Almeida

Quimica – Colégio Estadual Mandinho Almeida

Educação de qualidade !

Estamos fornecendo mais uma ferrameta tecnologica para os educandos ampliar os seus conhecimentos

Usando a tecnologia como parceira para que os nossos educandos estejam competindo com mais igualdade

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