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Aula Virtual Interagindo para obtermos um cidadão melhor

Educando para obter um cidadão consciente dos seus direitos e deveres.

Ensinando os nossos educandos de forma contextualizada para que os alunos possam ter consciencia da sua existencia para transformação do seu habitat.

Educando para obtermos um cidadão melhor e consequentemente oma sociedade mais justa e fraterna.

Avaliação global e inclusiva incluindo todos e todas de forma extremamente qualitativa aproveitando toda experiencia já adquerida pelo educando para facilitar o seu aprendizado.

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A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva originada no galego-português

A educação cura

A educação cura. Boas práticas tanto salva como liberta.

O Gestor discursando no salão nobre do CEMA.

O Gestor discursando no salão nobre do CEMA.


Durante esses oito anos que passei aqui com vocês na condição de Gestor gostaria que vocês refletissem a importância do conhecimento de si mesmo se torna um ponto de partida extremamente relevante para que o eu possa ter o contato de convivência e conhecimento do outro por isso “Descubra quem você é e faça questão de ser essa pessoa”.

A liderança é muitas vezes definida como uma jornada que começa, é claro, na linha de partida Você.

Antes de poder exercer a posição de líder você precisa aprender a liderar a si mesmo. O princípio fundamental da auto liderança é o desejo de fazer uma diferença positiva.

Descobrir o que você é capaz ou não de fazer é indispensável para o próprio desenvolvimento. Outro aspecto essencial é um completo entendimento não só de seus pontos fortes, mas também dos fracos. Para fazer a balança pender para o lado das qualidades é preciso desenvolver um profundo autoconhecimento, aprimorado por meio de tentativa e erro ou em outras palavras, da pratica.

O que gostaria também de trazer como fonte de reflexão é baseado no nosso objetivo geral que a nossa escola pretende alcançar com o nosso público estudantil que tem como principio

Garantir a universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso dos educandos nesta Unidade escolar; promovendo o exercício da cidadania através da colaboração para o desenvolvimento da capacidade de aprender, respeitando as fases de desenvolvimento de cada educando e suas aptidões, auxiliando-o na compreensão do seu ambiente natural, social, sistema político, das tecnologias, das artes e dos valores que fundamentam a sociedade, com o fim de formar cidadãos plenos e proativos, que visem o fortalecimento dos vínculos de solidariedade humana e tolerância recíproca, base para a boa convivência social.

Não se tem cidadania completa sem informar sem informação livre – isso já sabemos. Não existe cidadania completa se não houver educação. A cidadania implica a liberdade de escolha. Se o individuo não tiver a oportunidade de escolher e optar, a cidadania, por definição, estará atrofiada, não poderá ser exercida. É o mesmo que enjaular a pessoa. Quando se faz isso, o que se está dizendo a ela é o seguinte: “Você não tem a possibilidade de optar, você está presa”. É por isso, que a meu ver, nessa nova era de que estamos falando, não podemos, no processo de comunicação, abrir mão de uma habilidade, pois, na verdade, a função da educação não é levar o aluno a decorar informações ou conhecimentos, mas sim a desenvolver habilidades.

O professor ensina alguém a tocar piano não para que o aluno fique aprendendo a tocar piano, mas para que ele efetivamente toque piano.

A educação cura (Boas Praticas salvam)

Uma habilidade que considero indispensável nas escolas e que vai garantir ao aluno sua empregabilidade, sua cidadania, é uma leitura crítica da mídia. Enfim porque falo nisso é caso o indivíduo não saiba ler as informações criticamente, sua capacidade de agir estará comprometida. Então para concluirmos é preciso que saibamos fazer uma leitura critica da situação que a nossa Presidente está passando nesse momento que no fundo o que a mídia juntamente com o grupo politico que aposta no quanto pior melhor querem Impeachment para barrar as grandes conquistas que esse país vem conseguindo ao longo desses 12 anos de administração do partido dos trabalhadores.

No final , é isto que mim orienta: eu acredito que a palavra tem um poder divino.Acho que a palavra reproduz a ideia da divindade, porque a palavra cura, como a Psicanálise já mostrou; a palavra faz revoluções… e a palavra também é diabólica. O poder da palavra é diabólico. Cabe-nos saber como usar essas duas linguagens para maximizar o poder de mutação que é próprio da educação.

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A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva

Interior do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, Brasil.

Interior do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, Brasil.


A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Com a criação do Reino de Portugal em 1139 e a expansão para o sul como parte da Reconquista deu-se a difusão da língua pelas terras conquistadas e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo. O português foi usado, naquela época, não somente nas cidades conquistadas pelos portugueses, mas também por muitos governantes locais nos seus contatos com outros estrangeiros poderosos. Especialmente nessa altura a língua portuguesa também influenciou várias línguas.

É uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Durante a Era dos Descobrimentos, marinheiros portugueses levaram o seu idioma para lugares distantes. A exploração foi seguida por tentativas de colonizar novas terras para o Império Português e, como resultado, o português dispersou-se pelo mundo. Brasil e Portugal são os dois únicos países cuja língua primária é o português. Entretanto, o idioma é também largamente utilizado como língua franca nas antigas colônias portuguesas de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, todas na África.8 Além disso, por razões históricas, falantes do português são encontrados também em Macau, no Timor-Leste e em Goa.

O português é conhecido como “a língua de Camões” (em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas) e “a última flor do Lácio” (expressão usada no soneto Língua Portuguesa, do escritor brasileiro Olavo Bilac ). Miguel de Cervantes, o célebre autor espanhol, considerava o idioma “doce e agradável”.Em março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa, um museu interativo sobre o idioma, foi fundado em São Paulo, Brasil, a cidade com o maior número de falantes do português em todo o mundo

Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria

Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia.

Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia.

Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia. O desenvolvimento desta ciência teve como base as observações de experimentos, sendo portanto, considerada uma ciência experimental. O cientista irlandês Robert Boyle é tido por muitos como o iniciador da química moderna, já que, em meados do século XVII, ele executou experimentos planejados, estabelecendo através deles generalizações. Apesar dos méritos de Boyle, muitos consideram o francês Antoine Laurent Lavoisier, que viveu no século XVIII, o pai da química, especialmente devido ao seu trabalho sobre o conceito de conservação da massa, sendo este considerado o marco do estabelecimento da química moderna, ocasionando a chamada Revolução Química. Os estudos de Lavoisier foram referência para que fosse proposto por John Dalton, no início do século XIX, o primeiro modelo atômico. A química experimentou grande desenvolvimento teórico e metodológico durante o século XX, especialmente pelo estabelecimento da mecânica quântica, métodos espectroscópicos e metodologias de síntese orgânica, que impulsionaram o descobrimento de novos fármacos, determinação da estrutura química de moléculas, como o ácido desoxirribonucleico e sofisticação das teorias já existentes. As disciplinas de química são agrupadas basicamente em cinco grandes divisões a saber: a Química Inorgânica (que estuda a matéria inorgânica), a Química Orgânica (que estuda os compostos de carbono), a Bioquímica (que estuda a composição e reações químicas de substâncias presentes em organismos biológicos), a Físico-Química (que compreende os aspectos energéticos dos sistemas químicos em escalas macroscópicas, molecular e atômica) e a Química Analítica (que analisa materiais e ajuda a compreender a sua composição, estrutura e quantidade). A Química é chamada muitas vezes de ciência central porque é a ponte entre outras ciências como a Física e outras ciências naturais, como Geologia e Biologia. É considerada, juntamente com a Física e a Matemática, uma ciência exata. A química possui papel fundamental no desenvolvimento tecnológico, pois a utilização dos conceitos e técnicas desta ciência permite a obtenção de novas substâncias, além de preocupar-se com a prevenção de danos e exploração sustentável do meio ambiente.

Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos

Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais

Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais

Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta. A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.

História da matemática e sua etmologia

História da matemática e sua etimologia é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras

Imagem desenvolvida pelo Diretor do Centro de tecnologia do Mandinho Almeida

Imagem desenvolvida pelo Diretor do Centro de tecnologia do Mandinho Almeida

A história da matemática é uma área de estudo dedicada à investigação sobre a origem das descobertas da matemática e, em uma menor extensão, à investigação dos métodos matemáticos e aos registros ou notações matemáticas do passado.

Anteriormente à modernidade e à expansão mundial do conhecimento, os exemplos escritos de novos progressos matemáticos tornaram-se conhecidos em apenas poucas localidades. Os textos matemáticos mais arcaicos disponíveis que nos são conhecidos são o Plimpton 322 (matemática babilônica, cerca de 1900 a.C.), o Papiro Matemático de Rhind (matemática egípcia, cerca de 2000-1800 a.C.)2 e o Papiro Matemático de Moscou (matemática egípcia, cerca de 1890 a.C.). Todos estes textos versam sobre o então chamado Teorema de Pitágoras, que parece ser o progresso matemático mais amplamente difundido depois da aritmética básica e da geometria.

A contribuição greco-helênica refinou grandiosamente os métodos (especialmente através da introdução do raciocínio dedutivo e do rigor matemático em provas) e expandiu o tema da matemática, isto é, aquilo de que ela trata . O estudo da matemática como um tópico em si mesmo começa no século VI a.C. com os pitagóricos, os quais cunharam o termo “matemática” a partir do termo μάθημα (mathema) do grego antigo, significando, então, “tema do esclarecimento” . A matemática chinesa fez contribuições já muito cedo, incluindo o sistema de notação posicional . O sistema númerico indo-arábico e as regras para o uso de suas operações, atualmente em uso no mundo todo, foi provavelmente desenvolvido em torno do ano 1000 d.C. na Índia e transmitido ao Ocidente através da matemática islâmica . A matemática islâmica, por sua vez, desenvolveu e expandiu a matemática conhecida destas civilizações . Muitos textos gregos e árabes sobre matemática foram então traduzidos ao latim, o que contribuiu com o desenvolvimento da matemática na Europa medieval.

Dos tempos antigos à Idade Média, a eclosão da criatividade matemática foi frequentemente seguida por séculos de estagnação. Começando no Renascimento, no século XVI, novos progressos da matemática, interagindo com as novas descobertas científicas, foram realizados de forma crescente, continuando assim até os dias de hoje.

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