Colégio Estadual Mandinho Almeida
 

 

 
COLÉGIO ESTADUAL MANDINHO DE SOUZA ALMEIDA
RUA ULISSES CALDAS PINTO N° 41/43 – Direc 04
cescalmeida@gmail.com
CONCEIÇÃO DO ALMEIDA – BAHIA

Fotos do Evento
COMEMORAÇÃO DOS 26 ANOS DO COLEGIO ESTADUAL MANDINHO DE SOUZA ALMEIDA
A abertura das atividades comemorativas relacionadas ao aniversário do CEMA foi com o “Seminário Desenvolvimento Local e Sustentável” no dia 20 de setembro. O destaque para este tema sinaliza para a preocupação que esta instituição tem em impulsionar o processo educacional a partir dos princípios e valores para uma vida sustentável. Nesta oportunidade o Pastor Raimundo Dias iniciou o dia argumentando sobre o versículo bíblico que fala sobre “Os Talentos” e em seguida o palestrante Dr. Luís Brasileiro enfatizou o orçamento previsto para o desenvolvimento da administração pública do município.


Contamos com a presença da Direc 04 e o Coordenador da SUDEB César que parabenizou o CEMA pelo 3º lugar no Premio Gestão Escolar Democrática e anunciou a implantação do Pré Vestibular “Universidade para Todos” nesta Unidade Escolar. E as festividades continuaram com Alegria, Motivação, Entusiasmo, Gritaria, Conhecimento, Competição, Responsabilidade.


Estes são os vocábulos atribuídos para a IV Gincana do CEMA em comemoração aos seus 26 anos de fundação. Este evento acontece todos os anos com o envolvimento de alunos, professores, pais, funcionários, gestão, comunidade e parceiros. A cada ano o tema é eleito de acordo o Projeto Político pedagógico. Neste ano com um grande diferencial, o objetivo principal foi gerar e propiciar situações/ tarefas que mobilizassem os conhecimentos trabalhados e desenvolvidos nos projetos pedagógicos “Meio Ambiente” e “Arte no Espaço Escolar”.


Neste sentido, algumas atividades foram realizadas em sala de aula com professores orientadores como: construção de painéis sobre o Meio Ambiente; produção de um texto sobre conservação e preservação do ambiente escolar para veiculação na rádio do CEMA; apresentação artística (dança, coreografia, música); abordagem de fatos inéditos relativos aos temas dos projetos, etc. Cada turma construiu em grupos suas atividades e apresentava em sala de aula. O professor avaliava os trabalhos com uma ficha de observação. Esta avaliação interdisciplinar diz respeito a nossa modalidade de Avaliação Global e Inclusiva do CEMA. Em seguida, foi escolhida a melhor atividade de cada turma e assim esta atividade era apresentada no período da gincana por equipes formadas de 10 componentes representando cada série/ano, em um total de sete equipes.


A abertura da gincana aconteceu com um passeio ciclístico com bicicletas ornamentadas de acordo com o tema da gincana pelas principais ruas de Conceição do Almeida e com o Míster e Miss de cada equipe. Durante o percurso as equipes ofereciam a comunidade (previamente escolhida) uma muda de árvore e então acontecia o plantio. Uma tarefa muito interessante foi a de “Conhecimentos” – grupos de 5 alunos de cada equipe para responder conteúdos relativos ao meio ambiente, copa do mundo, ortografia e operações.


A participação também dos pais levou as equipes a pontuarem. Nessa... uma tarefa apetitosa! A apresentação de receita de comida alternativa que apresentasse os benefícios nutricionais e economia. Hum ... muitos pratos saborosos como farofa de casca de cenoura com xangó (peixe enfiado no espeto); bolo de casca de banana; suco de casca de abacaxi com hortelã; bolinho de casca de batata e bife de casca de banana. Bem tivemos outras atividades recreativas encestar o maior número de bolas; jogo ecológico; doação de uma planta ornamental para o CEMA; apresentar maior quantidade de latas de cerveja e ou refrigerante e papelão. E no último dia da gincana o desfile do Míster e Miss de cada equipe trajado com a farda escolar e um traje folclórico (material reciclável).


O júri foi constituído por pessoas da comunidade, professores aposentados e funcionários do CEMA. Todas as equipes foram premiadas. Sendo que os prêmios foram oferecidos pelos parceiros/ casas comerciais e comunidade. Para finalizar a semana de comemorações o dia 27 culminou com várias apresentações artísticas e um almoço de confraternização com a comunidade escolar.

CEMA 3º Lugar no prêmio nacional de referência em gestão escolar 2009
 

 

 

 

 

  CEMA 2010 - Núcleo de Tecnologia - Diretor: Marilson Carvalho Santos